quarta-feira, 11 de abril de 2012

Bom Despacho tece e resgata a história através de livro

Em 2012 Bom Despacho, região Centro-Oeste de Minas Gerais, completa 100 anos.

Para comemorar a data, o grupo de mulheres Ocaia Avura (foto abaixo) produziu o livro “Tecendo nossa história”.

 Foto: Wilson Fortunato

As integrantes do grupo utilizaram-se do bordado e de suas lembranças para fazer um resgate cultural do município. O livro foi doado ao Museu da Cidade de Bom Despacho e vai ajudar na divulgação da história e na produção artesanal do município.
Foram 5 meses de trabalho. O livro de pano tem 57 cm de altura, 6,5 de largura e 60 páginas. As imagens retratam o passado e o presente da cidade.

As cenas bordadas apresentam, por exemplo, o antigo trem de ferro, igrejas, escolas, a vida rural e até ditados populares. As imagens têm como referência as lembranças e experiências de vida das integrantes do Ocaia Avura.
Foto: Berenice de Queiroz Andrade

Duas figuras do livro foram feitas pela bordadeira Maria Antonieta Leite Assumpção.

Em uma delas, está retratada a instituição Aliança Bomdespachense de Assistência e Promoção. A entidade completa 40 anos em 2012 e desenvolve ações voltadas para crianças e adolescentes. Outro local reproduzido pela integrante do grupo no livro é a Casa Assumpção. A loja foi um dos mais importantes e tradicionais pontos comerciais do município.

Foto: Berenice de Queiroz Andrade

 “Acho importante o nosso trabalho, porque daqui a pouco as pessoas não lembram de mais nada. E esse livro vai ajudar a preservar a nossa história”, diz Maria Assumpção.
Para fazer essa homenagem ao centenário de Bom Despacho, o grupo Ocaia Avura recebeu orientações da EmaterMG. A Empresa participou de todas as etapas da produção do livro. Desde a pesquisa, seleção e compra de materiais, escolha dos temas e elaboração dos bordados até o evento de lançamento.

De acordo com a extensionista da EmaterMG, Berenice de Queiroz Andrade, a confecção do livro é importante paraorganizar e fortalecer o grupo, dar maior visibilidade e valorização ao artesanato do município, promover o resgate e a manutenção da cultura local, fortalecer o turismo, e estimular a geração de renda”, diz. O livro foi doado ao Museu da Cidade, onde o público poderá conhecer o trabalho. Fonte: Emater

Meu comentário: Rico trabalho desenvolvido em comemoração ao centenário de Bom Despacho. Além de livro, uma obra de arte. Parabéns à Emater, às mulheres Ocaia Avura  e todos da cidade pela iniciativa.
Por Ana Lúcia Lopes - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário