sexta-feira, 15 de junho de 2012

Emater-MG e Prefeitura de Glaucilândia recebem prêmio por preservação ambiental


O trabalho de recuperação da sub-bacia hidrográfica do rio das Pedras rendeu à Prefeitura de Glaucilândia, Norte de Minas, e à Emater-MG o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil. O projeto é desenvolvido desde 2005 com a implantação de ações para a preservação do rio que é um importante afluente do São Francisco. A iniciativa ajudou a reduzir a poluição da sub-bacia do rio das Pedras e a chamar a atenção dos moradores para a necessidade de conservação da água e do solo.

A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília, no dia 30 de maio. A 4ª edição do prêmio, promovido pelo governo federal em parceria com a Organização das Nações Unidas, teve 1.638 projetos inscritos. Desse total foram selecionados 20. A Emater-MG e a Prefeitura de Glaucilândia ficaram em 1º lugar na categoria qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, com o projeto Manejo da Sub-bacia Hidrográfica do Rio das Pedras. “Nós ficamos felizes pelo reconhecimento aos resultados alcançados e pelo fato desse prêmio dar visibilidade a uma experiência como essa”, diz o extensionista da Emater-MG, Antônio Dumont Machado do Nascimento.

A iniciativa tem como objetivo minimizar o problema da escassez de recursos hídricos por meio da educação ambiental e de práticas para conservação de água, solo e vegetação na sub-bacia do rio das Pedras. Diversas ações foram realizadas, como reuniões, oficinas, cursos, seminários e visitas técnicas para discutir a gestão dos recursos ambientais e divulgar práticas conservacionistas.

Por meio do projeto foram construídas 805 bacias de captação de águas pluviais e de enxurradas, 15 Km de terraços e 15 Km de cerca para a proteção de mata ciliar. Quatro nascentes foram protegidas e 15 mil mudas plantadas nos topos de morro. De acordo com Dumont, essas ações contribuíram para a recuperação de 52 hectares de área degradada. “Podemos citar como exemplo a revitalização de córregos e maior conscientização dos moradores a respeito do uso da água e destino correto do lixo”, afirma o extensionista.

O projeto desenvolvido na sub-bacia do rio das Pedras está inserido no Programa de Revitalização de Sub-bacias do Rio São Francisco, que é executado em parceria pela Emater-MG, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), prefeituras, conselhos de desenvolvimento rural sustentável, associações comunitárias, Instituto Estadual de Florestas, Ruralminas, Promotoria de Justiça Ambiental da Bacia do São Francisco e demais instituições.
Por Ana Lúcia Lopes
Crédito/fotos: Antônio Dumont Machado do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário